sábado, 12 de setembro de 2015

Beto Richa foi bem recebido, ao visitar áreas atingidas pelo temporal em Foz do Iguaçu

Município no oeste do Paraná foi o mais prejudicado pelo temporal.

Em todo o estado, Defesa Civil contabiliza mais de 98 mil pessoas atingidas.


O governador Beto Richa esteve em Foz do Iguaçu no oeste do Paraná, no dia 9 de setembro, com o objetivo de dar atendimento às famílias atingidas pelas chuvas no estado.

A visita foi na Escola Municipal Adele Zanotto, antigo Caic do Porto Meira, onde estão concentrados os trabalhos de distribuição de donativos. Richa também deve sobrevoar a região para verificar os estragos causados pelo vendaval e pela chuva de granizo que atingiu a fronteira na noite de segunda (7). As doações estão sendo recebidas no Centro de Convivência do Idoso, na Praça da Bíblia.
O boletim da Defesa Civil Estadual divulgado, indica que o número de pessoas atingidas pela chuva que teve ventos de até 113 km/h chegou a 98.213. O temporal entre segunda e terça-feira (8) causou destelhamentos e alagamentos em várias regiões. Ao todo, 35 municípios foram atingidos e 27 pessoas ficaram feridas. Mais de 24 mil residências foram danificadas e que 72 moradores estão desabrigados. Outros 3.344 estão alojados em casas de parentes e amigos.Ainda conforme o levantamento, o município mais atingido foi Foz do Iguaçu, na região oeste. No total, 60 mil moradores foram atingidos e a prefeitura chegou a decretar estado de emergência. Mais de 14,9 mil residências foram prejudicadas pelos ventos fortes.
O coordenador da Defesa Civil em Foz do Iguaçu, Cleumar Farias, destaca que telhas foram adquiridas diretamente da fábrica emCuritiba e estão sendo enviadas para a fronteira. A estimativa é que as cargas com 48 mil telhas cheguem na quinta (10) e sejam distribuídas na sexta (11).
“Estamos precisando de doações de água, comida, material de limpeza, roupas, agasalhos, cobertas e principalmente colchões. Quem tiver telhas e quiserem fazer a doação, vamos distribuir automaticamente”, comentou. "Precisamos também de profissionais de carpintaria, que possam nos ajudar na reconstrução dos telhados."
Cerca de oito mil alunos de escolas municipais e estaduais continuam sem aula. A previsão é que sejam retomadas somente a partir de sexta-feira (11).
Depois do temporal, os bombeiros alertam para os riscos de acidentes com quedas de telhado. Até esta quarta, já haviam sido registrados 14 casos na fronteira. Ao menos duas pessoas permaneciam internadas até esta manha, uma delas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu.
Já em Santa Helena, também no oeste, os moradores do distrito de São Roque continuam sem energia elétrica. Segundo a Copel, o tempo úmido está dificultando o acesso dos técnicos, que precisam trocar ao menos três postes de energia. Como as bombas dos poços não estão funcionando, a prefeitura está distribuindo água em caminhões pipa para os moradores.
Estragos pelo estado
Em Planalto, na região sudoeste, os ventos chegaram a 113 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A rede elétrica foi restabelecida em quase toda a cidade, mas os postes que levam energia até a bomba d'água ainda não foram trocados e a distribuição continua suspensa.
Nova Esperança, no noroeste, também sofreu com a chuva. Segundo a Defesa Civil, 20.314 pessoas foram atingidas na cidade.
Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, 2.029 pessoas foram atingidas e 506 casas ficaram destelhadas.
Mais chuva a partir de quinta
A chuva deu uma trégua nesta quarta-feira, mas deve voltar com força a partir desta quinta-feira (10) com risco de temporais isolados. Ainda nesta quarta, o sol aparece entre nuvens, e com mais intensidade no decorrer da tarde.
Doações
Várias cidades do Paraná estão com pontos de arrecadação de doações para as vítimas da chuva que atingiu o estado. Estão sendo arrecadados lonas, telhas, colchões, roupas, cobertos e alimentos. Saiba como ajudar.
Municípios atingidos
Ampére
Bela Vista da Caroba
Bituruna
Campina Grande do Sul
Capanema
Cidade Gaúcha
Flor da Serra do Sul
Foz do Iguaçu
Goioxim
Guaíra
Guaporema
Mallet
Mandirituba
Manfrinópolis
Manoel Ribas
Maria Helena
Maringá
Marmeleiro
MateLândia
Nova Esperança
Nova Olímpia
Paraíso do Norte
Pato Branco
Planalto
Ponta Grossa
Reserva
Rondon
Salgado Filho
Santa Helena
Santa Tereza do Oeste
Santo Antônio do Sudoeste
São Manoel do Paraná
Tibagi
Umuarama
União da Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário